Início dos atalhos. Fim dos atalhos.
Início do topo.
Fim do topo.
Início do conteúdo.

Desafio Inova Escola

 

Participe do Desafio Inova Escola! Um chamado a todos os educadores e escolas brasileiras de Educação Básica que se proponham a trilhar um caminho para a inovação educativa. Por meio de uma formação gratuita e colaborativa, você e sua equipe serão guiados e desafiados a planejar soluções para questões vividas no dia a dia da sua escola.

Imagem Faça Parte

Idealizada em comemoração aos 20 anos da Fundação Telefônica Vivo, a iniciativa tem o objetivo de favorecer a consolidação de uma cultura de inovação nas escolas que apoie o desenvolvimento integral dos estudantes.

Como funciona?

O desafio começa com a participação dos educadores em uma trilha formativa online e gratuita, composta por 05 (cinco) módulos com atividades em ambiente virtual e nas escolas. As ações realizadas pelo grupo irão compor a construção de um Plano de Inovação que será submetido à avaliação, sendo reconhecidos os destaques regionais e nacionais.

Consideramos educador todo profissional que ocupe uma função dentro de uma escola, seja docente ou não docente.

Formação de equipes

2 a 8 educadores

Inscrição no Desafio

5 de Junho a 26 de Agosto

Trilha Formativa

Construção do Plano de Inovação

Avaliação

Seleção Regional e Nacional de Outubro a Novembro

Premiação do Desafio

Novembro

O que é Inovação Educativa?

O Desafio Inova Escola entende a inovação educativa como um caminho para a criação de novas respostas para os desafios de qualidade e equidade da educação, com a promoção de oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos e todas, conforme o 4º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

“A inovação e a criatividade necessitam tanto do encontro aleatório, do imprevisto e da diversidade como da ordem e da eficiência”.

Escolas Criativas, de Adriá/Magro (2016)

 

Como começar a pensar na inovação?

O ponto de partida da inovação é responder a uma necessidade, a um desafio real vivenciado pelos próprios educadores e/ou pela comunidade escolar e ocorre nas seguintes dimensões do fazer educativo:

Tempos

Espaços

Práticas

Currículo

Relações

Muito mais do que uma ação pontual, a inovação é um processo de mudança ou transformação que, preferencialmente, deve ter continuidade para fazer parte da cultura escolar.

A inovação não tem um fim em si mesma, ela requer intencionalidade, que faça sentido no contexto da escola. Desse modo, soluções inovadoras necessitam do conhecimento da realidade local e da construção colaborativa de ações, de modo que a mudança encontre sustentação para acontecer e perdurar.

Para a inovação educativa acontecer, é preciso uma metodologia que favoreça a sua construção e a criação de um ambiente acolhedor à experimentação, que faça do erro uma oportunidade para novos aprendizados.

O que é necessário para a inovação?

Participando do Desafio Inova Escola, você conhecerá ferramentas para auxiliá-lo na construção de um Plano de Inovação, que inclui a escuta e a participação da comunidade escolar, a investigação − diagnóstico e problematização −, a criatividade, a cocriação, a identificação de potencialidades locais, o planejamento, a experimentação e a avaliação de soluções.

 

Sobre a parceria

O Desafio Inova Escola é uma iniciativa promovida pelo Programa ProFuturo, por meio da Fundação Telefônica, com coordenação técnica do CENPEC – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. É apoiado pela Representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e o Movimento de Inovação na Educação (MIE).

Fim do conteúdo.