Início dos atalhos. Fim dos atalhos.
Início do topo.
Fim do topo.

Fale Conosco

Linha pontilhada Linha pontilhada Menino com cubos
 

Quem pode se inscrever?

 

Educadores(as) vinculados(as) a escolas das redes públicas municipais, estaduais e/ou federal, além daqueles(as) pertencentes à rede privada e/ou conveniada do ensino regular de Educação Básica.

*No âmbito deste Desafio, considera-se educador(a) todo(a) profissional que ocupe uma função dentro de uma escola, seja docente ou não docente, podendo ser professores, coordenadores pedagógicos, gestores e/ou integrantes do corpo técnico e administrativo, com vínculo comprovado, concursado e/ou contratado.

 

Qualquer escola pode participar, seja da rede pública ou privada?

 

Sim. Serão aceitas inscrições de educadores(as) vinculados(as) às escolas de quaisquer modalidades de ensino regular, públicas ou privadas: (a) Regular Diurno, Noturno ou em Regime de Tempo Integral; (b) Integrado com a Educação Profissional Técnica (desde que ofertado na mesma instituição de ensino); (c) Educação de Jovens e Adultos; (d) Educação Especial; (e) Educação Básica do Campo; (f) Educação Escolar Indígena e (g) Educação Escolar Quilombola. Fica excluída somente a modalidade exclusiva de educação a distância.

 

Educadores(as) que atuam somente à distância podem se inscrever?

 

Não. Educadores(as) vinculados(as) a escolas de quaisquer modalidades podem participar do Desafio Inova Escola, exceto a modalidade exclusiva de educação a distância.

 

Quem não pode se inscrever?

 

Está vedada a inscrição das escolas apoiadas pelo Programa Inova Escola da Fundação Telefônica: EMEF Desembargador Amorim Lima (São Paulo/SP); EMEF Presidente Campos Salles (São Paulo/SP); EM André Urani/GENTE Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais (Rio de Janeiro/RJ); EMEF Zeferino Lopes de Castro (Viamão/RS); EM Manoel Domingos de Melo (Vitória de Santo Antão/PE); EMEF Maria Luíza Fornasier Franzin (Águas de São Pedro/SP); Colégio Estadual Norma Ribeiro (Salvador/BA); EE Prof Mauro de Oliveira (São Paulo/SP).

 

Há restrição para inscrição de educadores(as) participantes do Projeto Aula Digital?

 

Não. Educadores(as) vinculados(as) a escolas que participam do Projeto Aula Digital, promovido pela Fundação Telefônica, podem se inscrever normalmente no Desafio Inova Escola.

 

Qual é o período de inscrição?

 

De 05 de junho a 19 de agosto de 2019.

 

Como se inscrever?

 

A inscrição deve ser realizada exclusivamente pelo site Desafio Inova Escola . Ela é gratuita e pode ser efetivada apenas por educadores(as), mediante o preenchimento correto do cadastro da equipe participante e dos dados da escola que representam, atendendo às regras e ao período de inscrição.

 

Quantos educadores formam a equipe que pode se inscrever no Desafio Inova Escola?

 

O Desafio Inova Escola estimula a colaboração entre pessoas. Por isso, a inscrição deve ser em equipes, podendo ser de no mínimo 2 (dois) a no máximo 8 (oito) participantes por projeto.

 

Uma mesma escola pode participar com mais de uma equipe?

 

Sim. Uma mesma escola pode participar com quantos projetos quiser, desde que com propostas – plano de inovação - e educadores(as) diferentes.

 

O(a) participante pode compor diferentes equipes dentros de uma mesma escola?

 

Não. Em uma mesma escola, cada participante poderá compor somente 01 (uma) equipe , com exceção dos profissionais nos cargos de gestor(a)/diretor e do(a) coordenador(a) pedagógico(a), dada a transversalidade de suas funções.

 

Educadores(as) de escolas diferentes podem compor uma equipe?

 

Não. A equipe deve ser composta por Educadores(as) que trabalham na mesma instituição de ensino.

 

Gestores(as)/diretores e coordenadores(as) podem participar de mais de uma equipe - mais de 01 (uma) inscrição - da mesma escola?

 

Sim. Apenas gestor(a)/diretor e o(a) coordenador(a) pedagógico(a) podem integrar mais de uma equipe, dada a transversalidade de suas funções.

 

A escola pode inscrever um projeto que já esteja em desenvolvimento?

 

Não. O Desafio Inova Escola propõe a construção de um plano de inovação com base em uma metodologia desenvolvida durante a Trilha Formativa oferecida aos educadores.

 

Após a inscrição da equipe e sua escola, qual é o próximo passo?

 

Após a inscrição, a equipe deverá percorrer a Trilha Formativa, no site do Desafio Inova Escola, para realizar as atividades propostas e elaborar o seu plano de inovação até o final do processo. O plano de inovação produzido e enviado é a condição para validar a participação da equipe e concorrer à premiação.

 

O que é a Trilha Formativa?

 

A Trilha Formativa é composta por 05 (cinco) desafios a serem realizados por toda equipe e com o envolvimento do maior número possível de atores da escola, nas atividades propostas in loco. A cada desafio, serão propostas atividades on-line, atividades in loco, a sistematização das ações para inserção das informações no site Desafio Inova Escola, o que trará como resultado final um plano de inovação.

 

Quais são as categorias de premiação?

 

São três categorias de premiação, a saber:

  • Iniciativas Destaque Regional: das iniciativas válidas, serão classificados 25 (vinte e cinco) destaques regionais, sendo até 05 (cinco) projetos de cada região do país.
  • Voto Popular: das iniciativas Destaque Regional, serão classificados 05 (cinco) projetos vencedores pelo Voto Popular, sendo 01 (um) projeto de cada região do país.
  • Iniciativas Destaque Nacional – Comissão de Especialistas: das iniciativas Destaque Regional, serão classificados 05 (cinco) projetos Destaques Nacionais pela comissão de especialistas, sem proporcionalidade regional.
 

Como é realizada a seleção das iniciativas premiadas?

 

O processo de seleção ocorre em três etapas:

Iniciativas Válidas: planos de inovação resultantes da Trilha Formativa – que deve ser concluída em sua totalidade – que estejam em conformidade com os critérios avaliativos.

Etapa Regional - na Etapa Regional, os Comitês Técnicos Regionais selecionarão, dentre as iniciativas válidas, as 25 (vinte e cinco) Iniciativas Destaques Regionais, sendo até 05 (cinco) projetos por região brasileira.

Em seguida, ocorre a avaliação pelo Voto Popular para selecionar 05 (cinco) iniciativas entre as 25 (vinte e cinco) classificadas na Etapa Regional, sendo 1 (uma) por região do país

Etapa Nacional – na Etapa Nacional, ocorre a avaliação pela Comissão Avaliadora Final, composta por especialistas no tema, para selecionar 05 (cinco) destaques entre as 25 (vinte e cinco) iniciativas classificadas na Etapa Regional. A seleção nesta etapa não seguirá um critério de regionalidade, isto é, pode haver mais de 01 (um) selecionado em uma determinada região.

 

Quais são os critérios de avaliação das iniciativas?

 

As iniciativas serão avaliadas com base nos seguintes critérios: apropriação das ferramentas propostas na Trilha Formativa; coerência no processo de elaboração do Plano de Inovação; viabilidade de implementação do Plano de Inovação; relevância do Plano de Inovação para o contexto da comunidade escolar; existência de processos colaborativos no desenvolvimento do Plano de Inovação; e potencial inovador no desenvolvimento do Plano de Inovação.

 

Como faço para votar nos vídeos, na categoria Voto Popular?

 

Os vídeos serão publicados no site do Desafio Inova Escola e estarão disponíveis para votação popular em outubro de 2019, em período a ser definido pela coordenação.

 

Quando serão conhecidas as iniciativas vencedoras?

 

As iniciativas vencedoras serão conhecidas em novembro de 2019, durante o IV Fórum de Inovação Educativa, em São Paulo/SP, em data e local a serem comunicados oportunamente.

 

Qual será a premiação em cada etapa de participação?

 

Destaques Regionais
Para os integrantes das equipes: participação de até 02 (dois) representantes de cada equipe em encontro formativo e no evento de premiação final, a serem realizados em São Paulo no IV Fórum de Inovação Educativa, em novembro de 2019; certificado nominal para cada participante das equipes.
Para a escola: selo digital do Desafio Inova Escola; certificado; entrega de um exemplar impresso da nova publicação Escolas Criativas, produzida pela Fundação Telefônica Vivo; divulgação dos planos de inovação nos canais de comunicação da Fundação Telefônica; convite para integrar o Movimento de Inovação na Educação.

Voto Popular
Para a escola: certificado de reconhecimento pelo potencial de mobilização da comunidade escolar.

Destaques Nacionais
Para os integrantes das equipes: medalha para cada participante das equipes; participação de até 02 (dois) representantes de cada um dos planos de inovação selecionados, em um intercâmbio com escolas inovadoras brasileiras, a ser realizado em 2020; certificado nominal para cada participante das equipes.
Para a escola: selo digital do Desafio Inova Escola; certificado impresso; troféu do Desafio Inova Escola; assessoria técnica para implementação do Plano de Inovação em 2020; apoio financeiro de até R$10 mil, em 2020, para os Planos de Inovação selecionados.

*As 150 primeiras escolas das equipes que se inscreverem e concluírem a Trilha Formativa até 12 de setembro de 2019, serão contempladas com o envio dos exemplares das publicações Inova escola: práticas para quem quer inovar na educação e Viagem à escola do século XXI.
*Todos os inscritos cuja a equipe concluir o Plano de Inovação produzido na Trilha Formativa receberão um certificado digital de participação.

Linha pontilhada Menino com cubos
Não encontrou sua resposta?

Fale conosco

Central de atendimento:

Segunda à sexta
9h00 às 18h00

0800 878 2837

 

Ou envie uma mensagem pelo formulário abaixo

* campos obrigatorios

Enviar