Início dos atalhos. Fim dos atalhos.
Início do topo.
Fim do topo.
Início do conteúdo.

Como Participar

 

Forme uma equipe, convide seus colegas para participarem do Desafio Inova Escola com você. Professores, diretores, auxiliares, coordenadores, tutores... Todos podem participar!

 

Juntos, vocês vão construir um Plano de Inovação para a escola e concorrerão a prêmios! Inscreva-se aqui.

Quem pode participar?

O Desafio Inova Escola está aberto à inscrição de equipes formadas por educadores vinculados a escolas brasileiras da educação básica.

Escolas da rede pública

  • Municipal
  • Distrital
  • Estadual
  • Federal
 

Escolas privadas e/ou conveniadas

  • Educação Infantil
  • Ensino Fundamental
  • Ensino Médio
  • Pertencentes ao Sistema S

Formação de equipes

 

Para participar, é necessário formar uma equipe de duas a oito pessoas que ocupem uma função dentro da mesma escola, sendo pelo menos um professor atuante em sala de aula.

Inscrições de 05/06/19 a 19/08/19

Para se inscrever, acesso o regulamento:

Consulte o regulamento

Passo a passo

1

Inscrição e constituição de equipes

A inscrição é gratuita e exclusivamente on-line. Para inscrever-se, preencha o cadastro de cada integrante da equipe e dos dados da escola, atendendo às regras e ao período de inscrição.

 

Como se inscrever:

 
  • Um educador será responsável pela inscrição.
  • Após realizar o seu cadastro e o da escola, deverá convidar de 01 (um) a 07 (sete) educadores por meio do sistema de inscrições.
  • Os educadores que aceitarem o convite passarão a compor a equipe que irá elaborar o Plano de Inovação para a escola, por meio da trilha formativa
  • Este plano será o objeto de avaliação para a premiação do Desafio Inova Escola.
Importante

A equipe deve contar com, ao menos, um professor atuante em sala de aula. Os demais integrantes podem ser tanto da equipe gestora, como profissionais de outras funções na escola.

2

Trilha formativa e sistematização do Plano de Inovação

O acesso à Trilha Formativa é liberado a partir da inscrição do educador responsável pela equipe no Desafio Inova Escola, e da confirmação da participação de, ao menos, mais um educador da mesma equipe, formando uma dupla.

 

É a partir da Trilha Formativa que se desenvolve o Desafio Inova Escola.

Composta por 05 módulos de atividades, a Trilha tem a função de apoiar a construção de um Plano de Inovação a ser construído pela equipe participante.

 
 

As atividades - on-line e in loco - propostas na Trilha devem ser realizadas por toda a equipe inscrita no Desafio.

O acesso ao conteúdo da Trilha Formativa pode ser feito individualmente ou em conjunto com os demais integrantes, a critério e conforme as condições de cada equipe. Ao completarem a Trilha Formativa, cada integrante receberá um certificado de participação.

Objetos de análise e premiação do Desafio Inova Escola

 

A sistematização dos resultados das atividades compõem o Plano de Inovação, documento final da equipe, que será o objeto de análise dos avaliadores do Desafio em suas diferentes etapas.

 

A equipe poderá editar as postagens da Trilha Formativa sempre que desejar, entre 5 de junho até 12 de setembro.

 

O sistema salvará cada nova versão/atualização, mantendo o registro das anteriores para fins de estudo, pela equipe, sobre o processo de criação do Plano de Inovação.

 

O produto final – objeto de avaliação do Desafio Inova Escola – corresponde à última versão de cada uma das atividades dos módulos que, em conjunto, formam o Plano de Inovação.

3
 

Etapas de seleção

 

Etapa Regional

Nesta etapa, os Comitês Técnicos Regionais selecionarão, entre as inscrições válidas, os 25 planos considerados Destaques Regionais, sendo até os 05 (cinco) Planos de Inovação em cada região brasileira (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul).

 

Voto Popular

 

Etapa Nacional

 

Cronograma do Desafio Inova Escola

Faça parte desse Desafio!

Inscrições de 05/06/19 a 19/08/19

Inscreva-se
Fim do conteúdo.